Apresentação

Fundado em 1991 com o nome de Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação de 0 a 6 anos (NEE0A6) pelos/as professores/as pesquisadores/as Ana Beatriz Cerisara, Eloisa Acires Candal Rocha e João Josué da Silva Filho, atualmente nomeado como Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância – NUPEIN, tem como finalidade consolidar um espaço de estudos e pesquisas sobre a educação infantil que possibilite a produção de conhecimento na área, a definição de indicadores que subsidiem as políticas educacionais em diferentes instâncias e auxiliem a reflexão acerca dos cursos de formação de profissionais para atuar no âmbito da educação infantil.

Nossa trajetória de estudos e pesquisas, com mais de 25 anos de existência, tem trazido a compreensão cada vez mais abrangente a respeito da infância como uma fase da vida dotada de especificidade, em consequência, temos nos esforçado em pensar propostas educativas que atendam às necessidades da especificidade de ser criança e orientem a organização de espaços e tempos educacionais propícios a tal finalidade.

Vários diagnósticos têm apontado para a diversidade das instituições e para a necessidade de se aprofundar os estudos sobre sua constituição, história e possibilidades. Nessa direção é que desde 1991 temos nos movimentado no sentido de consolidar espaços de reflexão que possibilitem o avanço do conhecimento e o aprofundamento das investigações entre os educadores e pesquisadores, que têm desenvolvido seu trabalho em diferentes instituições (Prefeituras, Secretarias de Educação, Universidades, etc.), buscando articular estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação em torno das investigações teóricas e das práticas. Para nós, essa motivação reflete uma inquietação gestada, nos últimos anos, sobretudo nos grupos de pesquisa e nos cursos de formação, mas possui também contribuições oriundas do interior dos próprios sistemas educacionais que mantêm as creches e as pré-escolas.

Nesses 25 anos de Nupein o Núcleo vem desenvolvendo ações de Extensão e de Pesquisa. As reuniões de Pesquisa acontecem mensalmente com os/as orientandos/as das pesquisadoras integrantes do NUPEIN e são denominadas de Reuniões de Orientandos/as. As ações de Extensão são denominadas Ciclos de Debates sobre Educação Infantil com encontros mensais abertos a comunidade visando promover ações de formação inicial e continuada de profissionais para e da Educação Infantil (estudantes, professora/es, coordenadora/es pedagógicos, diretora/es) dos sistemas públicos de ensino catarinense, com foco nas especificidades da docência nesta etapa educacional. A iniciativa pretende também aproximar a universidade da realidade educacional pública e divulgar a produção acadêmica para os profissionais em formação inicial e fortalecer o diálogo entre a comunidade acadêmica, os gestores das políticas locais, os fóruns de discussão e profissionais da educação.

Além dessas iniciativas do Ciclo de Debates e das Reuniões de Orientandos, o NUPEIN edita a revista eletrônica Zero-a-Seis. A revista Zero-a-Seis ISSN 1980-4512editada eletronicamenteé uma publicação semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância – NUPEIN/CED/UFSC. Tem como objetivo, a divulgação da produção científica sobre a pequena infância de pesquisadores comprometidos com a luta por direitos e conquistas sociais básicas para a educação na infância e que, por meio de um diálogo disciplinar e teórico, contribuam para a consolidação de uma ciência da educação que tem como foco os processos educativos que envolvem as crianças pequenas considerando sua concretude social e cultural. É uma publicação de acesso livre, classificada como B2 no Qualis CAPES, pela área da Educação na avaliação 2013/2015.

A Zero-a-Seis publica em seu conteúdo: artigos inéditos; artigos traduzidos relacionados à área; resenhas de livros e entrevistas com pesquisadores e professores da área da educação infantil e de áreas que buscam contribuir com o diálogo disciplinar a fim de compreender mais amplamente a infância e as relações educativas. Informamos que a revista recebe Artigos com submissões em fluxo contínuo para suas edições e Artigos para Dossiê por meio de chamadas em períodos definidos pelos proponentes.

Objetivando manter a ideia que deu origem à Zero-a-Seis, ou seja, ser um espaço para os/as alunos/as de graduação e também os/as professores/as das redes municipais divulgarem suas experiências cotidianas em contextos coletivos de educação infantil, mantemos as Seções: Cotidiano, Relatos, Outras Linguagens e Curiosidades. Acesso à  Zero-a-Seis:https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/index

Atualmente, o Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância – NUPEIN está situado na Sala 300, Bloco B do Centro de Educação CED/UFSC, sob a coordenação de Kátia Adair Agostinho (Líder) e Márcia Buss-Simão (Vice-Líder).

O Núcleo de Estudos e Pesquisas da Educação na Pequena Infância – NUPEIN também possui uma página no Facebook e convidamos a visitar nossas postagens e notícias nas redes sociais.