Revista Zero-a-Seis publica Volume 23, Número Especial de 2021

03/09/2021 17:19

Nesse Volume 23, Número Especial de 2021, temos a satisfação de apresentar o Dossiê – O que estamos fazendo da infância? Reconfigurações das políticas públicas diante do neoliberalismo ultraconservador, reunindo um conjunto de 9 Artigos (dois internacionais e 7 nacionais) e uma transcrição de Live promovida pelo Fórum Paulista de Educação Infantil publicada na Seção Outras Linguagens.

O Dossiê foi organizado pela professora e pesquisadora Maria Renata Alonso Mota (Universidade Federal do Rio Grande – FURG) e pela professora e pesquisadora Ana Lúcia Goulart de Faria (Universidade Estadual Campinas – UNICAMP). Para a composição do Dossiê O que estamos fazendo da infância? Reconfigurações das políticas públicas diante do neoliberalismo ultraconservador as organizadoras convidaram pesquisadoras e pesquisadores que discutem e analisam diferentes temas contemporâneos que se articulam com as políticas públicas e a educação das crianças e seus diversos modos de viver a infância.

De forma densa, os artigos reunidos nesse dossiê, lançam luz aos grandes retrocessos no campo das políticas públicas educacionais. Ao lançar luz sobre estes retrocessos denunciam um alinhamento com um neoliberalismo que assume formas mais exacerbadas, por meio de uma vertente extremamente conservadora. Estes novos contornos neoliberais, materializados no campo das políticas públicas educacionais, escancaram as nossas desigualdades e expõe as/os excluídas/os, principalmente as crianças e, por isso, a proposta do dossiê nos indaga: o que estamos fazendo da infância?

Link de acesso a Zero-a-Seis: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/issue/view/3266