Publicação de novo número da Revista Zero-a-Seis
Nesse Número 42 do Volume 22 de 2020 temos a satisfação de apresentar o Dossiê – Professores Homens na Educação Infantil: dilemas, tensões, disputas e confluências, reunindo um conjunto de 17 Artigos (sendo um deles uma Tradução) e 3 Relatos de Experiência.
Link de acesso à 0a6: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis
O Dossiê foi organizado pelos professores e pesquisadores Sandro Vinicius Sales dos Santos, professor na Faculdade Interdisciplinar em Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – FIH/UFVJM – Diamantina, Minas Gerais, Brasil e Joaquim Ramos, professor na Educação de Jovens e adultos na rede municipal de Belo Horizonte e no Ensino Médio na Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, Brasil. Para as avaliações das submissões foram selecionados avaliadores Ad Hoc, aos quais deixamos aqui o nosso reconhecimento pelo trabalho e também nosso profundo agradecimento.
Ainda nesse Número 42 do Volume 22 de 2020 apresentamos três Artigos na Seção Demanda Contínua. Um primeiro artigo, de autoria de Silvia Maria Gasparini Rodrigues; Nicolas Ferreira da Silva e Adriana Varani trata da Docência compartilhada na Educação Infantil: Construindo contrapontos no diálogo com a narrativa de uma experiência. Na continuidade, contamos com a contribuição Internacional de Maria Isabel Mena Garcia com o artigo intitulado El lápiz color piel y el sufrimiento racial en la socialización de los infantes de la negritud. Ainda nessa seção, contamos com a colaboração das autoras Patrícia Gnoatto, Janaina Damasco Umbelino com o artigo Elementos constituintes da atividade do brincar: imaginação e imitação como síntese na ação da criança.
Fechando esse número, na Seção Outras Linguagens, Natalia Francisca Cardia dos Santos; Adriana Pereira da Silva e Ana Lúcia Goulart de Faria, de forma inovadora, tendo o contexto atual de Pandemia da Covid 19 exigido a necessidade de discussões e lutas, em formato remoto, pela manutenção de uma educação infantil pública, gratuita, laica, inclusiva e de qualidade social para todas as crianças, nos presenteiam com transcrições de falas extraídas de vídeos ao vivo (lives) transmitidos pelo Youtube no período de abril a julho de 2020: Resistir para/com a infância continuar a existir: transcrição de 21 lives sobre infâncias e educação infantil na pandemia de Covid 19. As autoras, partindo da compreensão das crianças e seus diferentes modos de viver suas infâncias em tempos e espaços coletivos de educação, buscam, nesta publicação da Seção Outras linguagens, reunir transcrições de falas extraídas de vídeos ao vivo (lives) nesse cenário e contexto de pandemia. Como critérios de seleção dos vídeos ao vivo (lives) definiram reunir os que trataram de temáticas relacionadas à Educação Infantil em tempos de Covid-19, sob a ótica da defesa das crianças e das infâncias, com aporte na Pedagogia da infância e na Sociologia da infância.